Bem vindo ao site do sindfisc

Por mais ônibus sustentáveis nas cidades brasileiras

A recente paralisação dos caminhoneiros fez reacender em segmentos da sociedade a defesa de alternativas ao transporte movido por combustíveis derivados de petróleo. Falou-se muito no transporte de cargas, um pouco menos no transporte de pessoas, embora seja urgente o debate de políticas públicas voltadas ao transporte coletivo.

Afinal, é um dos principais problemas das cidades brasileiras. Lembremos, por exemplo, que a insatisfação com a mobilidade urbana foi uma das motivadoras das manifestações que, exatos cinco anos atrás, deram origem às chamadas jornadas de junho de 2013.

Entre as soluções postas, está uma das mais viáveis, pela possibilidade de ser implementada com rapidez e menores custos, comparativamente: a dos ônibus elétricos, dos híbridos ou trólebus. Há uma porção deles, na casa de centenas, circulando por algumas cidades. Mas, além de poucos em relação ao tamanho do Brasil, concentram-se em maior número no Estado de São Paulo.

Solução septuagenária

Dessas três tecnologias (trólebus, híbridos e elétricos), a do trólebus é velha conhecida. Já experimentamos momentos de êxito e expansão; depois, ocaso; hoje, com inovações que resolveram os principais obstáculos, os trólebus ressurgem. No entanto, são encontrados apenas na cidade de São Paulo, no corredor metropolitano do Grande ABCD e na cidade de Santos.

Na capital paulista, o sistema de trólebus existe desde 1949 – completa 70 anos em 2019, portanto. Em Santos, favorecida pela topografia plana, seis resistentes veículos fabricados 31 anos atrás pela extinta estatal Mafersa continuam circulando na última linha que restou, a linha 20, que liga o Centro ao badalado bairro do Gonzaga, na orla.

NOSSOS PARCEIROS E AFILIADOS

Mafisa Turismo

NOSSOS PARCEIROS E AFILIADOS

MAFIZA TURISMO
PLENDONTO
SINDIFISC - Sindicato dos Trabalhadores em Fiscalização e controle operacional nas Empresas de Transporte de Passageiros, Gestoras Prestadoras de Serviços do ABC e Litoral Sul. Todos direitos reservados, a reprodução total ou parcial desse site sem permissão implica em direitos autorais .